Em junho, escolhi o dia dos namorados como uma data a ser homenageada em meu blog. Aproveitei a oportunidade para contar sobre o relacionamento de Camille Claudel e Rodin.
No mês de julho, também se comemora muitas coisas bacanas: Dia da Vacina BCG, Dia do Bombeiro Brasileiro, Dia da Independência dos EUA, do Panificador, do Cantor, do Rock, da Caridade , do Futebol, do Colono, do Escritor e muitos outros. Dentre tantas datas importantes o dia 02 de julho - Dia do Hospital, foi o que mais me chamou atenção, vez que me lembra a dor, a tristeza, a loucura, a morte... Pensei então, na história de vários artistas que tiveram suas vidas marcadas pela dor ou pela loucura e optei pela história pouco conhecida da pintora Seráphine Louis.
Seráphine Louis, também conhecida por Seráphine de Senlis , nasceu em 1864 numa pequena localidade da França. Era de família muito humilde, perdeu seus pais ainda muito criança, tendo sido criada pela irmã mais velha.
Trabalhou inicialmente como pastora e depois como empregada, atividade que desempenhou até 1901. Após essa data, passou a trabalhar como doméstica nas casas de Senlis. Segundo alguns historiadores, em 1912, trabalhando em uma dessas casas é que Seráphine conheceu o colecionador Wilhem Uhde, primeiro comprador de Picasso e responsável pela descoberta de Douanier Rousseau. Foi ele que após encantar-se com uma de suas telas, encorajou-a a lutar pela carreira artística. Nessa época Seráphine tinha 48 anos (algumas pesquisas contam como 41 anos).
Sua obra versa sobre motivos vegetais: flores, folhas, árvores e frutos. Agumas assinadas como Séraphine Louis , outras, como Séraphine de Senlis.
Seraphine , nunca teve aulas de pintura, tampouco frequentou o meio artístico de sua época. Fazia suas próprias tintas com terra, sangue e outros materiais orgânicos e muitas vezes, também produzia suas próprias telas. Sua obra foi qualificada como Arte Naif da primeira metade do séc. XX
Seráphine ganhou algum dinheiro com suas obras, mas em 1930, depois de fazer apenas três exposições, Uhde parou de comprar seus quadros em consequencia da Grande Depressão. Seráphine foi dominada pela loucura, sendo internada num hospício. Tempo depois, Uhde providenciou sua mudança para uma clínica psiquiátrica com melhores condições, onde Seráphine veio a morrer em 1942. E, como Camille Claudel, sozinha e sem amigos.
Pra quem quiser saber um pouquinho mais sobre essa artista, sujiro o filme Seráphine, 2009, de Martin Provost, que tem em seu papel principal a atriz Yolande Moreau. Uma obra cinematográfica aclamada pelos críticos e pelo público e vencedora de 7 Prêmios.
Yolande Moreau
Apesar de meu blog ser dedicado à arte cerâmica, não poderia deixar de contar mais esta história, vez que muitos seguidores e amigos gostaram da dramática história de Camille.
Que loucura! (Espero não acabar como elas.)
Querem um pouco mais de emoção, paixão e dor? Eis aqui uma lista de filmes biográficos de artistas plásticos:
1. A Moça do Brinco de Pérola - uma jovem camponesa que serviu de modelo para o pintor expressionista Johannes Vermeer,.
2. Basquiat (interpretado por David Bowie).
3. Pollock - um artista que entra num comportamento num comportamento auto-destrutivo.
2. Basquiat (interpretado por David Bowie).
3. Pollock - um artista que entra num comportamento num comportamento auto-destrutivo.
4. Caravaggio - um dos maiores pintores do renascimento.
6. Agonia e Êxtase (biografia de Michelângelo, dirigida por Carol Reed )
8. Little Ashes [Little Ashes ] (2008). Sobre a revolução cultural espanhola.
9.. Van Gogh.
10. Vincent e Theo. Arelação de amor e ódio, entre o pintor holandês Vincent Van Gogh e seu Theo.
11. Sede de Viver. a vida do mestre da pintura: Van Gogh.
12. .Moulin Rouge (dirigido por John Huston )
13. Os Amores de Picasso,
14. A Vida de Leonardo da Vinci.
15. O Mestre da Vida.- (Sobre John Talia Jr.)
16. Rembrandt.
17.. Meu Pé Esquerdo. ( História de Christy Brown (interpretado por Daniel Day)
18. Modigliani.
19. Klimt.
20. Sombras de Goya.
19. Klimt.
20. Sombras de Goya.
Oi Pris.....
ResponderExcluirAmei a sua postagem!!!
Bom conhecer mais sobre esta grande artista e as dicas dos filmes...amei!!
Tem um presentinho pra voce lá no meu blog!!
Um beijo..saudades
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPris, seu preambulo me lembrei de um livro excelente: Segredos de Nora Roberts, conhece?
ResponderExcluirMuito bom seu blog viu? Bom demais.
Me desculpe a invasão sem convite mesmo... bjs do ZC
Olá Zé Carlos!
ExcluirObrigada pela "invasão". Quando a esse livro, não o conheço, mas se você diz que é excelente, irei comprar um o mais rápido possível.
Um grande abraço da Pris.
...traigo
ResponderExcluirecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
PRIS SPALUTO
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,
José
Ramón...
Não encontro palavras para agradecer palavras tão carinhosas.
ExcluirVolte sempre para ver as novas postagens.
Adorei seu blog e estou a lhe seguir.
Abraço da Pris.
Quanta riqueza escondida aqui. Lindo Amei. Quando aqui cheguei tinha um aviso de que este site´poderia ter algo imoral. reclame porque só vi cultura , bjus Obrigada, Da é vontade e pedir para colocar um artigo seu no meu vc deixaria?
ResponderExcluirApenas um
Obrigada
Cara Dione,
ExcluirObrigada pelo acesso ao meu blog. Como você pode ver, alguém não gostou do meu blog e o denunciou. Estou tentando entrar em contato com o google , mas eles nao me dão informaçoes que me ajudem. Mas tudo bem, nao irei tirar meu blog do ar. Quem sabe as pessoas sejam mais curiosas e ao verem tal mensagem se sintam atraídas. Não é mesmo?
Ficaria muito feliz se você pudesse divulgar o meu blog, Irei retribuir divulgando o seu.
Abraços da Pris.