terça-feira, 8 de maio de 2012

PIETÁ - PARA TODAS AS MÃES.


A Pietá é a mais perfeita visão de anatomia humana. A verdadeira representação do amor materno. Foi esculpida por Michelangelo aos 23 anos de idade. A encomenda foi feita por Jean Bilhères de Lagraulas, cardeal francês no papado de Alexandre VI, que pretendia colocá-la em seu memorial. Apesar da conclusão da obra ter durado apenas um ano, o cardeal faleceu antes de vê-la pronta.
 Hoje , Pietá se encontra na Basílica de São Pedro no Vaticano, ao lado direito de quem entra na igreja, cercada por uma redoma de vidro, pois, em 1972, um homem entrou na igreja de São Pedro e golpeou com um martelo a cabeça da virgem, atingindo de cheio o olho esquerdo e a ponta do nariz.
Apesar da redoma, é possível ver a polidez do mármore realçando sua beleza, a delicadeza e a doçura da virgem.


A perfeição da escultura encanta leigos e estudiosos. A forma como o artista compôs a imagem de Jesus no colo da virgem, nos dá a idéia da ligação entre mãe e filho.
Talvez, certo de que essa seria a sua maior obra, o jovem artista assinou na  fita que atravessa o peito da Virgem Maria: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel Angelorotus de Florença fez.»


PIETÁ , MINHA MUSA INSPIRADORA...


"Pietá" - Óleo sobre tela - 2008
Pris Spaluto

"Jesus"- Óleo sobre tela - 2008
Pris Spaluto

"Pietá - Face III" - da Série Cristo Revelado
Cerâmica - 50 cm ­­ø
Pris Spaluto



19 comentários:

  1. Olá Srta. É uma honra a minha te-la como participante do meu blog, e já sou também o seu. Que obra divina não? Ele tinha dificuldades com a critica, portanto busca sempre a perfeição, e que perfeição hein rss abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Grata pela sua visita ao meu blog. Adorei o seu e o seu trabalho.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  3. Pris..lindo aqui....teu bog esta cada dia melhor. Obrigada por compartilhar um pouco de
    voce.
    Voce mora no meu coracao!!

    Tem festa de aniver no meu blog.
    Bora me visitar??

    bjinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar o que pra você, minha amiga?
      Que lhe amo?
      Acho que isso é pouco... Amo-lhe de montão.

      Excluir
  4. Olá achei seu blog muito lindo.
    Já estou te seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Branca.
      Volte sempre para dar uma olhadinha no meu blog.

      Abraços

      Excluir
  5. Olá, vim lhe desejar um ótimo sábado; um excelente, feliz e especial domingo Dia das Mães.
    Aceite o abraço fraterno do Vendedor de Ilusão.

    ResponderExcluir
  6. hola muy lndo tu blog, y hermoso tu trabajo. FELICIDADES...

    ResponderExcluir
  7. Mto bonito mesmo o seu trabalho! Prazer em seguir seu blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero lhe agradecer pelo acesso e pedir-lhe desculpas pela demora da resposta.
      O prazer também é meu.

      ABraços

      Excluir
  8. Os seus quadros expressam as emoções de maneira intensa, parabéns! Seguindo o seu blog. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço-lhe pelo acesso e pelo elogio.
      Volte sempre para dar uma olhadinha nas novas postagem. Irei seguir-lhe também.

      Abraços.

      Excluir
  9. Oi Pris, que trabalho belíssimo.
    Seus quadros são maravilhosos!
    Que Pietá te inspire sempre! beijo,
    Mariangela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada , Mariangela!

      Fico feliz em saber que você gostou dos meus trabalhos.
      Mas, você sabe que existem pessoas que não devem gostar? Denunciaram meu blog como conteúdo impróprio. Agora sempre que você for acessá-lo vai se deparar com uma mensagem informando isso.
      Fico feliz em saber que a maioria gosta, assim como você.
      Volte sempre
      ABraços

      Excluir
  10. Obrigada Cátia!

    Desculpe-me pela demora em responder-lhe. Ando muito atarefada.
    Volte sempre.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.